Aonde estamos:
Piracaia - São Paulo - Brasil
Porque devemos reciclar?
O que é reciclagem?
-
Processo industrial ou artesanal;
-
Converte o lixo em novos produtos;
-
O lixo é fonte de riquezas
-
Deve ser separado por suas matérias-primas e tipos;
Porque reciclar ?
-
Economiza energia;
-
Poupa recursos naturais;
-
Traz de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora;
-
Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
-
Reciclar evita o desperdício;
-
Ajuda a adquirir novos recursos;
-
Evita que se esgotem os metais nas reservas minerais;
-
Por desinformação, resíduos tóxicos vão parar no aterro sanitário.
PORQUE RECICLAR? (fonte REVIVERDE - Instituto Ambientalista da Cidade do Rio de Janeiro)
Cada pessoa, dependendo do poder aquisitivo, gera entre 500 gr. a 1 kg. de lixo por dia. Imagine o que isto representa apenas na cidade do Rio de Janeiro, cuja população ultrapassa os 8,5 milhões de habitantes!
Considerando-se que 60% do lixo representam materiais recicláveis, e que apenas 3% são enviados para as usinas recicladores, podemos calcular quanto desperdício acontece por conta do descaso do poder público e da falta de mobilização da sociedade civil.
Este cenário pode ser mudado se cada cidadão, consciente de sua responsabilidade na preservação do Planeta, fizer um simples gesto: SEPARAR o lixo comum do lixo reciclável, enviando para a reciclagem as embalagens de plástico, papel, papelão, vidro, alumínio e ferro, que demoram centenas de anos para se decompor, quando vão parar no aterro sanitário.
A reciclagem, como o próprio nome diz – RE = de novo, ciclagem = ciclo de vida, é um processo industrial que permite o ciclo reverso das embalagens pós-consumo, transformando-as em novas embalagens ou em matéria-prima para outros produtos.
A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.
A reciclagem só é possível através da prática do sistema de coleta seletiva de lixo nas residências, empresas, shoppings, clubes, associações, escolas, comunidades.
A teoria da lei da conservação da matéria, enunciada no século XVIII pelo químico francês Antoine Lavoisier - “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, nunca foi tão verdadeira e atual, e pode ser modernizada na sua conclusão: tudo se recicla. A começar pelos nossos hábitos e atitudes..